Arte Abstrata

Podemos chamar de arte abstrata a todas as manifestações artísticas (escultura, pintura, gravura, entre outras) nas quais o artista não representa imagens figurativas da realidade.

Na arte abstrata, o artista se expressa livremente, através de formas, cores, linhas e ritmo inteiramente desprendidos de qualquer influência de objetos da realidade; O artista não está preocupado a representar imagem alguma.

O teorizador do abstracionismo foi Kandinsky ao afirmar que “a pintura podia viver sem objeto, apoiando-se apenas no jogo dinâmico estabelecido pela livre estruturação de manchas e linhas sobre o plano da tela”

Como Kandinsky descobriu a arte abstrata

 
Uma tarde (…), mergulhado nos meus pensamentos, ao abrir a porta do estúdio encontrei-me de repente perante uma tela de beleza indescritível e incandescente. Intrigado, parei a comtempla-la. Parecia-me um quadro sem tema, pois não descrevia qualquer objeto identificável e era totalmente composto por manchas coloridas. Finalmente aproximei-me mais e só então reconheci o que na verdade era aquilo: o meu próprio quadro, posto de lado no cavalete (…). Uma coisa se me tornou manifesta: que a objetividade, a descrição de objetos, não era necessária nas minhas pinturas e até as prejudicava.
 
Kandinsky, Sobre o problema da Forma, em Der Blaue Reiter, Munique, 1912