Abstracionismo lírico/expressivo

Funda-se no instinto, no inconsciente e na intuição para construir uma arte imaginária ligada a uma "carência interior". O entretenimento de formas orgânicas e as cores vibrantes eram bem patentes. Procurava uma aproximação à música, onde a expressividade dos sons se transformava em linguagem artística.


Características do abstracionismo lírico:

  • Inspirava-se no instinto, no inconsciente e na intuição
  • Arte imaginária ligado ao interior, tem fortes influencias do expressionismo;
  • Arte não figurativa onde a linha de contorno se sobressaia transformando manchas de cor e linhas em ideias e simbolismos subjetivas. ; Pretende se igualar ou até superar a música;
  • Predominam sentimentos e emoções.

 

Artistas:

  • Wassily Kandinsky;

  • August Macke;

  • Paul Klee;

Wassily Kandinsky (1866 - 1944)

 

Nasceu em 1866, em Moscovo, na Russia. Sua primeira vontade foi ser músico. Formou-se em direito e economia política na Universidade de Moscovo. Aos 30 anos, encantado com um quadro de Monet, abandonou a carreira jurídica. Em 1900, em Munique, formou-se pela Academia Real.

Seus primeiros trabalhos exprimiam a musicalidade e o folclore russo. Em Paris, onde viveu por um ano, Kandinsky entusiasmou-se pelas artes aplicadas e gráficas, bem como pelo estilo de pintura dos fauvistas. Em 1908, voltou a Munique. Publicou o ensaio "Do Espiritual da Arte" , em 1911, onde tratou a manifestação artística como expressão de uma necessidade interior. Em 1912, publicou o almanaque Der Blaue Reiter, nome de um quadro e do primeiro grupo expressionista, cuja vertente é mais lírica do que dramática.

Voltou à Russia durante a Primeira Guerra, onde permaneceu até 1921. Acompanhou a Revolução Socialista e como membro do CCP fundou vários museus. Reorganizou a Academia de Belas Artes de Moscovo. Foi também professor da Bauhaus a partir de 1922. Escreveu "Ponto e linha sobre o plano" onde reflete sobre os elementos da linguagem plástica e suas correlações, colocando os problemas da abstração. 

Tornou-se cidadão alemão em 1928. Em 1937, seus quadros foram confiscados. Em 1939, fugiu para a França, onde naturalizou-se. Morreu em França em 1944.

Obras:

 
  •  The White Dot (1923)
  • Painting with Troika Painting with Troika (1911)
  •  Munich-Schwabing with the Church of St. Ursula (1908)
  •  Panel for Edwin Campbell Nº 4 (1914)

 

Paul Klee (1879 - 1940)

 

Paul Klee nasceu no dia 18 de dezembro de 1879,na Suíça. Na sua juventude foi músico. Durante um tempo, concilia estudos de música e artes plásticas, até finalmente decidir-se pela pintura. Ingressa em 1898 na Academia de Belas Artes de Munique. Em 1910, realiza sua primeira exposição individual, em Berna. Conhece pintores como Kandinsky e Franz Marc e junta-se a eles no grupo expressionista Der Blaue Reiter.

Embora tenha participado no grupo, Paul Klee jamais permaneceu fiel a uma única tendência artística. Sua obra caracteriza-se pela grande diversidade técnica e estilística. Para Paul Kee, “a arte não reproduz o visível, torna visível”. Mais do que pintar a aparência dos objetos, o artista desejava buscar a sua essência.

Durante a Primeira Grande Guerra, é convocado pela Alemanha, mas seu pai consegue livrá-lo da linha de combate. O artista continua pintando e expondo, e a partir de 1917 seus quadros começam a vender bem. Em 1920, realiza-se uma exposição retrospectiva de sua obra e é convidado a lecionar na Bauhaus como mestre de composição pictórica.

Na segunda guerra mundial Paul Klee e sua família refugiam-se na Suíça. Morreu neste país, no dia 29 de junho de 1940, vítima de esclerodermia. Deixou aproximadamente 9000 obras de arte.

Obras:

  • The Gates of Kairouan, 1914
  • Dream City , 1921
  • O Herói com a Asa